Recebemos isto, de uma amiga especial , de Amarante Marta Isabel, que largou o ensino normal de professora, para começar a trabalhar com crianças deficientes, onde tem feito um trabalho fantastico.O Joao Maria nunca gostou muito , de bonecas e brinquedos, talvez porque nao comunicam, e uma das coisas que tem , mais necessidade , é de ser compreendido, e as bonecas nao comunicam.Mas para outras crianças é diferente, e pedagogico.Lembro-me de uma historia ha uns anos do Joao , numa quinta, ele gostava de ir buscar os ovos, ao galinheiro, e ele discutia com as galinhas, porque elas nao faziam o que ele queria, mas o maroto, um dia zangou-se mesmo, e foi buscar a fox terrier, para impor respeito..as tantas tive de ir a correr, por causa dos gritos de uma galinha, o que era, o cao andava atras dela,,lolol
Aparentemente é uma boneca normal, mas quem prestar mais atenção notará os traços típicos de bebês com Síndrome de Down. O primeiro brinquedo com essas características chama-se Baby Down e é uma das novidades de sucesso do mercado espanhol para as celebrações do próximo dia de Reis, no domingo.
A boneca tem versões menino e menina. Os olhos, orelhas, nariz e a boca reproduzem os síntomas mais vísiveis da condição.
A língua fica para fora e os pés e as mãos são menores do que o normal. No pulso uma pulseira de recém-nascido com o logotipo da Associação Espanhola de Síndrome de Down.
“O objetivo é promover a integração. Que as crianças aprendam a conviver, aceitar e compreender as diferenças. Os brinquedos são uma grande ferramenta para ajudar na integração social. Se há anos surgiram as bonecas de raças diferentes, porque não uma com outras características especiais?”, disse Carmen Villar, diretora da empresa espanhola Super-Juguete, que fabrica e distribui o brinquedo.
Esgotada
A boneca custa R$ 65,00 dos quais R$ 8,00 vão para a Associação Espanhola de Síndrome de Down, que apoia a campanha.
Para o lançamento foram fabricadas três mil unidades que já estão esgotadas. E a fábrica tem pedidos também de outros países como Estados Unidos, França, Portugal e Itália.
A idéia era testar a aceitação na próxima festa do dia dos Reis Magos (seis de Janeiro), a data em que as crianças recebem os presentes, segundo a tradição espanhola.
A Associação Espanhola de Síndrome de Down (A.E.S.D.) defendeu o projeto, lembrando que os brinquedos representam heróis que nem sempre se correspondem com a realidade.
“Nem todas as crianças são como a Barbie ou tem a força ou a velocidade de super-heróis em miniatura. Na sociedade temos diferenças que nem sempre se projetam no mundo infantil por medo ou vergonha”, por isso essa boneca ajuda a promover o respeito , disse Isidoro Candel, pedagogo da A.E.S.D.
Baby Down tem também um folheto de instruções que explica aos menores as características da Síndrome e indica como brincar com outras crianças que possuem estes síntomas.
O manual ensina, por exemplo, a importância de distinguir cheiros, sabores, tatos e sons, contando que o maior desenvolvimento dos sentidos é um dos traços típicos dos bebês afetados pela Trissomia 21 (Síndrome de Down).
“A boneca não faz nada de especial. Sua diferença é o aspecto. Se nota principalmente os dedinhos separados e a língua para fora. Foi pensada para que as crianças passem a ver com naturalidade este tipo de problema”, definiu Pedro Cubells, inventor do brinquedo.
terça-feira, 8 de janeiro de 2008
A NOVA BONECA BABY DOWN, NO DIA DOS REIS EM ESPANHA.
Postado por JOAO MARIA às terça-feira, janeiro 08, 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Obrigada pelo incentivo tão reconfortante. É muito bom ter amigos assim.
Marta
... Ando a lêr-te!
deixo-te uma beijokinha grande :)
Que ideia fantástica. Pena não teres posto uma fotografia da boneca.
Brilhante a ideia da boneca Baby Down!
A minha "princesa" que tem sindrome Down, tem sempre por companhia uma boneca, leva-a para todo o lado .
Aprendeu a lidar com as diferenças, porque as predilectas são as de cor !
Esperamos pela Baby Down !
Enviar um comentário